segunda-feira, 27 de setembro de 2010

NOVA PROFISSÃO LIBERAL...DEPUTADO!!!



Quando passar numa das principais artérias da cidade de Lamego, não vai precisar de muita atenção para esbarrar numa original placa.

Não se trata de um escritório de advogado, ou um consultório médico, nem mesmo de um gabinete de contabilidade, mas sim da novíssima profissão liberal de, imagine lá... deputado!!

A mediocridade não enxerga além de si mesma, já dizia Doyle e, antigamente este tipo de pessoas recebiam apropriado adjectivo mas hoje, ainda que tal aconteça pouco lhes importa... já perderam a noção do ridículo e a vergonha!

P.S) A presente história foi-me enviada por e-mail.

Nós Por cá, socorremo-nos de  Eça de Queiroz

“Nestes estados de civilização, ruidosos e ocos, tudo deriva da vaidade, tudo tende à vaidade. E a forma nova de vaidade para o civilizado consiste em ter o seu rico nome impresso no jornal, a sua rica pessoa comentada no jornal! «Vir no jornal» eis hoje a impaciente aspiração e a recompensa suprema.
(…)
Nas nossas democracias a ânsia da maioria dos mortais é alcançar em sete linhas o louvor do jornal”.

In, Correspondência de Fradique Mendes

2 comentários:

  1. Apetece -me mesmo comentar!!
    É que de facto esse senhor tem a noçãode oportunidade ( à falta da noção de ridiculo que lhe passou ao lado). Como deve ter ficado fora dos boys a quem calharam os jobs e já está a ver o lugarzito na Assembleia a esquivar-se, vá de se estabelecer por conta própria, Acho bem! E o que faz? Naturalmente deputa!

    ResponderEliminar
  2. Como escrevia Eça de Queiroz:

    "A deputação é uma espécie de funcionalismo. É uma colocação, é um emprego."

    ResponderEliminar