quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Os "lares" de idosos e a vergonha nacional.

"A família de uma idosa viveu momentos de “muita revolta e indignação”, quando, anteontem, no fim de uma visita, que está há dois meses a viver num lar situado na Rua de Guerra Junqueiro, no Porto, se apercebeu que ela e outros quatro utentes (dois deles acamados) iriam passar a noite sozinhos. Entregues à sua sorte".
Esta notícia é o espelho da vergonha nacional, da inércia da segurança social, das autarquias, das autoridades, do fisco, das famílias e corresponde à total demissão do Estado na protecção dos idosos.
Todos sabem da existência de "lares" clandestinos, de "lares" que não tratam os idosos de acordo com as suas reais necessidades e, por comodismo, ou por manifesto desprezo pela vida humana, as autoridades nada fazem.
Nós, por cá, se queremos ser uma sociedade evoluída, solidária, forte, com princípios de cidadania, temos o dever de mudar este estado de coisas.
Até porque, num tempo de dificuldades económicas, seria possível aumentar a receita fiscal e racionalizando custos, melhorar a assistência aos idosos.

Sem comentários:

Enviar um comentário