quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O que é o FMI e como Funciona.


Nos últimos tempos, temos assistido a um conjunto de comentários sobre o FMI, tentando diabolizar esta instituição, como se ela tivesse sido criada, de forma obscura, recentemente por causa da crise actual. 

Uma vez que todos nós devemos ter uma função pedagógica na vida, enquadremos a situação do FMI. 

A sua criação remonta a 1945, aos célebres acordos de Bretton woods onde são criados os 3 pilares. 

O pilar Político – ONU

O Pilar Comercial – GATT

O Pilar Monetário - FMI/BM

O FMI entrou em funcionamento em Dezembro de 1945. É uma organização independente com carácter universal que conta com 184 países membros. Com excepção da Coreia do Norte, Cuba, Liechtenstein, Andorra, Mónaco,Tuvalu e Nauru, todos os membros da ONU fazem parte do FMI. 

Tem por objectivo assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial através da monitorização das taxas de câmbio e da balança de pagamentos, através de assistência técnica e financeira. 

1 - De onde vem o dinheiro do FMI

O FMI é uma instituição dotada de capital próprio. Os países subscrevem uma quota e esta serve de instrumento de intervenção do FMI. Esta quota representa também um direito de voto que o país tem.

Uma vez que os recursos do FMI são os que provêm das quotas, a sua capacidade de intervenção é limitada aos recursos que lá estão. Em termos absolutos, não pode ser o “bombeiro” para todas as necessidades.

2 . O que garante que 1 país que recebe o dinheiro do FMI faz o necessário para corrigir o deficit

O FMI quando empresta dinheiro a um país, empresta com base num conjunto de condições. 
O país negoceia com o FMI as condições para ter acesso a esse dinheiro. 

O empréstimo é concedido por um período de 3 anos (só em casos excepcionais este prazo é ultrapassado) e os fundos são libertados faseadamente, tendo por base o cumprimento dos objectivos acordados entre o país e o FMI.

Numa primeira fase, o FMI liberta os recursos necessários para os primeiros 6 meses. Após esses 6 meses é feita uma avaliação para averiguar se os objectivos foram alcançados. 

Se foram, é libertado dinheiro para mais 6 meses, se não forem atingidos, e não existindo explicação plausível, há uma suspensão do empréstimo, que terá de ser renegociado, podendo chegar-se a acordo, ou não. 

O FMI funciona numa politica de “condicionalidade” que dá origem ao Stand by agreement.

No fundo o objectivo do FMI é a estabilidade do sistema monetário internacional. Não empresta dinheiro para o desenvolvimento. Dá sim as condições para os países recuperarem por si. 

O FMI não foi criado há meia dúzia de dias de forma obscura. É uma prestigiada instituição, criada em 1945 pelos estados, e que tem tido um papel relevantíssimo na cena Mundial. 

Existirá outra saída para as crises dos países, extra FMI? 

Quanto a isto referir a existência de um caso, de um país, que em situação de grave crise económica e financeira, conseguiu acesso ao mercado de capitais extra FMI. Esse país foi a Argentina em 2002. 

Mas sobre este exemplo convém dizer que, as medidas que a Argentina aplicou nessa altura, foram muito mais austeras que as medidas que o FMI preconizava. 

Vejamos o exemplo de uma dessas medidas:

Uma pessoa tinha, por exemplo, o equivalente a 100.000 euros no banco. No outro dia acordou e esses 100.000 já só eram 10.000 estando, ainda, proibida de mexer nesse dinheiro durante X tempo. 

Mal por Mal, Nós Por Cá, preferimos o FMI.

4 comentários:

  1. Caríssimo Amigo
    Todos temos a obrigação moral de partilhar conheçimentos e experiências, obrigado pelo texto que aqui nos deixas que, apesar de ter conhecimentos dos factos que relatas, vou desde já partilha lo no FB por modo a, talvez, puder ajudar a esclarecer alguém.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Obrigadinha! Já se me tinham varrido essas aulas.
    Resumindo e concluindo : O FMI põe a maltosa na ordem! Ou cumprem ou... O que garante que os sacrificios pedidos serão utilizados de forma adequada. Venha ele!!

    ResponderEliminar
  3. Pois as belas aulas de Economia Internacional.

    Por mim, como já o escrevi aqui, venha de lá o FMI e rápido. Ontém já era tarde.

    ResponderEliminar
  4. Miguel,

    Tento fazer o que melhor que posso e sei, na esperança de contribuir para uma sociedade mais informada, que saiba filtrar a informação que lhe chega.

    ResponderEliminar