sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O sindicalismo hoje, um conceito a passar no "canal história"

Hoje, a TSF dedicou a manhã a discutir o sindicalismo dos nossos dias. Na verdade, seria mais correcto que o programa se inserisse num "canal de história", uma vez que o sindicalismo em Portugal e na generalidade dos países vive, ainda, no século XIX.
Na génese do atraso do sindicalismo em Portugal temos dois factores: a ligação umbilical da CGTP ao PCP, com a agenda deste partido, como se verificou por diversas vezes, nomeadamente na Auto-Europa, em que a concepção é a de "quanto pior melhor" e que um trabalhador desempregado engrossa a fila da contestação e no facto de a grande maioria dos líderes sindicais exercerem funções há mais de trinta anos. Afastados da realidade, das novas vertentes do trabalho, das ideias e dos anseios dos trabalhadores do sector terciário, que representam, cada vez mais, um papel fundamental na estrutura económica.
O sindicalismo tradicional morreu, já está enterrado e apenas os dirigentes sindicais ainda não se aperceberam disso. Porque tiram benefícios dessa situação.

Sem comentários:

Enviar um comentário