quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ORGULHO NACIONAL PROCURA-SE!








O que poderia ter sido uma enorme tragédia, culminou ontem numa explosão de alegria com  asaída das entranhas da terra do último mineiro resgatado naquela que é já considerada a maior operação de salvamente após Apolo13.
Que fica das imagens que nos emocionaram, passadas algumas horas e já a frio?
Em primeiro lugar a lição de solidariedade, de humanismo que agrupou no deserto de Atacama, as vontades e as competências técnicas de gente de todos os cantos do mundo. A Fénix, mais que uma cápsula, era as verdadeiras nações unidas no esforço de contrariar o destino que parecia fatal.
Será que apenas as tragédias poderão agrupar e solidarizar os Homens?
Fica também a imagem duma Nação inteira que sentiu o desespero, a espera e finalmente a alegria de gente que lhes era estranha mas que era su gente .
O desastre de Atacama trouxe para a superficie com os mineiros o orgulho nacional, a noção de Pátria, de colectividade, de povo, de nação.
Numa altura em que o nosso País se encontra mergulhado no desalento, pergunto-me que cataclismpo poderia trazer de novo essa Pátria mui amada aos espíritos?
Será então verdade que são as guerras, a dor, as tragédias que consolidam o espírito pátrio? Teremos nós que sangrar para encontrar de novo o orgulho nacional ?

Sem comentários:

Enviar um comentário