segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Alguém me explica a lógica deste (DES)acordo Orçamental?!!!

Por muito que me esforce, não consigo perceber a lógica deste Orçamento do Estado, nem deste acordo assinado entre PS e PSD. Apresentado como um OE rigoroso, um Orçamento de austeridade, no qual eram pedidos sacrifícios adicionais aos portugueses, com objectivo de cumprirmos os nossos acordos internacionais e chegarmos ao final de 2011 com um deficit de 4,6%.
Aliás foi este valor que levou à ruptura das primeiras negociações tendo, o Ministro das Finanças, afirmado ser inflexível neste objectivo. Lembremo-nos que o acordo falou por 141 milhões.
Pretendia-se, assim, responder com firmeza aos mercados internacionais e tentar evitar a entrada do FMI em Portugal.
Após nova ronda negocial, PS e PSD chegam finalmente a um (DES)acordo que permite a viabilização do OE. E o que no diz esse (DES)acordo?!! Que são necessários mais 500 milhões. Voltemo-nos a lembrar que o anterior acordo falhou por 141 milhões.
Ora deste brilhante (DES)acordo, Nós Por cá, como não percebemos nada de política, especulamos. Tal como diz o Ministro, serão necessárias medidas adicionais (PEC IV a caminho?); não nos parece ser a melhor forma de responder aos mercados internacionais e, pelos vistos, a preocupação foi, apenas, adiar por uns tempos a entrada do FMI em Portugal. 

Sem comentários:

Enviar um comentário