segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A Academia poderá ser a salvação do SNS


Do dia 4 de Dezembro de 2010, o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) apresentou um estudo sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS) intitulado:" Sustentabilidade e Competitividade na saúde em Portugal", o qual conclui que o SNS Português chegou a um ponto " manifestamente insustentável".

Para quem está atento a esta problemática, o referido estudo não trás nada de novo. Esse é um diagnóstico há muito feito, e uma realidade que os Portugueses sentem todos os dias.
O SNS nos moldes em que está não serve ao país, não serve aos pacientes. Certamente servirá todos os que querem que tudo se mantenha como está.

Ao contrário do que defendem, a Saúde em Portugal de gratuita tem muito pouco. Basta para tal analisar os números do crescimento exponencial da saúde privada em Portugal e dos seguros de saúde, o que faz com que os contribuintes paguem duas vezes a sua saúde, uma com os seus impostos, e outra recorrendo a sistemas de seguros privados, para resolverem o problema que o SNS não resolve, o acesso à saúde.

Urge um debate nacional sobre o SNS. Um debate sem dogmas, sem mistificações, sem complexos, sobre que futuro queremos para o SNS.

Este é o grande contributo que a Academia, centro do pensamento e do saber, pode dar ao País. Ser o Motor desse debate, ser a salvação do SNS, a bem de todos os Portugueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário