segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A globalização e as reformas sociais!

A pouco e pouco os países capitalistas dão lugar ao aparecimento de países insolventes ou pré-insolventes, com elevadas dívidas. A globalização, que foi o motor de arranque para que a estrutura do capitalismo europeu se desenvolvesse, acabou por dar a corda para que esses países se enforcassem.
A concorrência livre, caiu perante o "dumping" da concorrência desleal da China, que aos costumes e ao sistema social diz nada.
Ao empobrecimento dos países europeus contrapõe-se o enriquecimento dos países asiáticos, apesar da pobreza dos seus povos. Mais rapidamente do que se esperaria a riqueza do mundo ocidental está a ser transferida para os países asiáticos.
Esse endividamento agravou-se com a transferência de fábricas e de outros sectores produtivos para os países asiáticos, com redução de custos, mas com o agravamento do desemprego e o empobrecimento da Europa.
A Europa está a ruir e os E.U. silenciam-se, porque a China é detentora de 2/3 da dívida pública dos E.U.
Como resolver este nó górdio? Obrigar os países asiáticos a construírem um sistema social e justo para que possa existir concorrência livre e leal ? É uma tarefa de todo impossível. Matar as regalias sociais europeias ?
Responda quem souber....

1 comentário:

  1. Eu por via das dúvidas e perante as negociações da dívida pública em plena loja de chineses, já estou a aprender Mandarim

    ResponderEliminar