quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

PARA QUE SERVE UM PRESIDENTE AFINAL?

Eu não sei se o homem tem ou não culpas no cartório da SLN ou no do BPN. Para mim será inocente até prova em contrário. Agora que me irrita o tom sobranceiro e de virgem impoluta e francamente ofendida com que se dirige a quem , muito legitimamente , o questiona, lá isso irrita!
Falo dessa figura que assume ares de soberano ungido por alguma divindade para salvar este país em deriva ad eternum e que dá pelo nome de Cavaco Silva. Para uns professor, para outros o "senhor "mas para todos o Presidente. É aliás nesta terceira pessoa magestática que gosta de falar de si próprio. Foi jeito que lhe ficou dos tempos em que dúvidas não tinha e se errava a culpa seria dos outros, nunca dele: " O Presidente não deve falar..." " Ao presidente não cabe pronunciar-se...", " O Presidente não comenta.."
Em relação às accções do BPN, não me parece correcto levantar a questão em plena campanha eleitoral. Não porque a magestade lhe confira um distanciamento do comum dos mortais que o isente de dar explicações, mas sim porque a temática dos debates e da campanha eleitoral deveria ser outra.
Saber, claramente , que papel se propõem ter os candidatos em geral e o actual Presidente que se perfila como futuro em particular, caso sejam eleitos, face à Europa que insiste em nos empurrar para a períferia, face à conjuntura económica que nos deixa cada ano mais dependentes, face às grandes questões nacionais - Justiça, Saúde e Educação.
Escusam-se com o facto de ser função do governo responder a essas questões. Falácia pura!!
É papel do PR estabelecer e fazer cumprir  objectivos nacionais, supra partidários. É papel do PR reavivar o espírito de Nação! Senão para que serve um Presidente ?

Sem comentários:

Enviar um comentário